* São dois os mais fortes dos guerreiros: o tempo e a paciência.

* Em todos os seus sonhos mais belos o homem nunca soube inventar coisa mais bela do que a natureza. (Alphonse de Lamartine)

* Pelo brilho nos olhos, desde o começo dos tempos, as pessoas reconhecem seu verdadeiro Amor.(Paulo Coelho)

* O verdadeiro artista não dá atenção ao público. O público para ele não existe.(Oscar Wilde)

* Dinheiro é como o adubo: só serve quando espalhado

* O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio.(Voltaire)

My Photo
Name:
Location: Porto Alegre, RS, Brazil

"I don't ponder, dream."

Sunday, August 12, 2007

A Flor da Vida



Quando crianças, tempo é uma palavra desconhecida. Pouco usada. Pensamos mais no tempo que falta para ganhar o presente de aniversário, o presente de natal. O tempo que falta para as festas de final de ano. O tempo que falta para acabarem as aulas e começarem as férias. Quando crianças, o tempo é o que queremos encurtar para chegar logo momentos específicos, pois tempo se tem de sobra.

Logo os anos passam e o que mais se pensa é “já”. Já é natal, já é ano novo, já estou com tantos anos... a vida passa praticamente sem percebermos. E o tempo é seletivo. Altamente seletivo. A maior parte é tomada por obrigações e trabalho. Falta agora é a saudade que sentimos da liberdade de poder escolher, poder usar mais horas fazendo o que gostamos, menos no que simplesmente “temos” que fazer. É engraçado pensar que vivemos uma vida só e deixamos tanto para depois esta única vida, momentos únicos...

Tem uma frase no blog http://cirilovelosomoraes.com.br que eu amo:

“Desenvolva a capacidade de atenção para os pequenos privilégios que se oferecem a cada momento de sua vida.”

Acredito que assim é possível viver bem!

Penso que fazemos aquilo que queremos das nossas vidas, das nossas horas, de cada segundo do nosso dia. Claro que nem sempre é possível fazer tudo, tudo que desejamos. Mas como dizem: “nada melhor do que um dia após o outro”; e dias não nos faltam, o Sol vai continuar nascendo enquanto você viver. Faça bom proveito destes dias!

...

A Flor da Vida

Minha mãe sempre contava uma história assim:
Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo, um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida.

O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida sempre estava deficitária em alguma área. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois.

Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor caríssima e raríssima, da qual só havia um exemplar em todo o mundo. E disse à ela:
- Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina!
Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, e às vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.

A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho
consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor.

Ela chegava em casa, olhava a flor e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto. Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu.

Ela chegou em casa e levou um susto! Estava completamente morta, sua raízes estava ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas.
A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido.

Seu pai então respondeu:

- Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família. Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.

Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela.

"Quando duas pessoas se amam elas não se submetem, nem se dominam, apenas se completam."

FELIZ DIA DOS PAIS!!!!

E FELIZ ANIVERSÁRIO PARA MINHA MÃE AMADA!

ESTE DIA RESERVEI TODINHO PARA ELES!!! FAMILIA

TE AMO MUITO MÃE! TE AMO MUITO PAI!



Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio

Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio.

Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que tristeza

Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade.

Que as palavras que falo
Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimento
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo

Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que eu mereço
E que essa tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que penso
E a outra metade um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste
E que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável
Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que eu me lembro ter dado na infância
Porque metade de mim é a lembrança do que fui
E a outra metade não sei

Que não seja preciso mais que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigo
Mas a outra metade é cansaço

Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é a canção

E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

Oswaldo Montenegro - metade

Comments on "A Flor da Vida"

 

Blogger Pedro Barbosa said ... (7:38 PM) : 

Tempo! Palavra tão simples, mas de grande significado. Muito sábia a escolha do texto. Retrata muito nossa realidade. Sempre com a nossa mania de deixar as coisas para depois. Quando a gente é criança pensa no que seremos amanhã. Que a barba cresça rápido, que a fase adulta chegue de uma vez.
Mas o tempo passa, a gente cresce. A barba nasce todos os dias, rápido como queríamos, mas não pensamos como antes. A barba cresce, mas é um saco fazer. E assim ocorre com o resto de nossas coisas. O medo muitas vezes nos leva a deixar as coisas para depois, sob o pretexto de que estamos muito ocupados, com muito trabalho. Mas esquecemos que não é o trabalho que está nos impedindo de fazer as coisas que queremos, mas nós mesmos. Tem um ditado que diz que “as pessoas mais ocupadas, são as que possuem mais tempo. E as que nada fazem são as que menos têm tempo.” Portanto, paremos de nos preocupar com o tempo, de deixar as coisas para depois. E principalmente, devemos começar a dar mais atenção para aquilo que realmente é importante em nossas vidas. Prestar mais atenção nas pessoas que nos cercam e nos amam. Para que amanhã não seja tarde demais.

 

post a comment